Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Cerimônia marca o descerramento das placas do Memorial Sérgio da Costa Franco e da Comissão Estadual Pró-Constituinte

Durante a solenidade, foi realizada uma homenagem ao procurador de Justiça jubilado e historiador e ao grupo que participou da mobilização institucional durante o período constituinte
27/10/2023 Atualizada em 31/10/2023 14:37:52
Compartilhe:
WhatsApp Image 2023-10-26 at 21.36.50 (2)

Em alusão aos 82 anos da AMP/RS, completados no início do mês, a Associação promoveu uma tarde de homenagens, nesta quinta-feira, 26 de outubro. Em cerimônia realizada no Memorial da AMP/RS, foi feito o descerramento da placa da sala, agora nomeada como Memorial Sérgio da Costa Franco, e da placa em homenagem à Comissão Estadual Pró-Constituinte, que elaborou o anteprojeto - Capítulo do Ministério Público, no período constituinte. 


Na abertura da solenidade, que reuniu membros da Diretoria Executiva, ex-presidentes da Associação, ex-procuradores-gerais, promotores e procuradores de Justiça e familiares de Sérgio da Costa Franco, o presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares, destacou a carreira do procurador e seu extenso currículo, que contribuiu para a preservação da história de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul e do Ministério Público, e também ressaltou a participação dos promotores e procuradores de Justiça que participaram do período constituinte, não só para a Instituição, mas para um projeto de país. 


Após, a filha de Sérgio da Costa Franco, a procuradora de Justiça Maria Ignez Franco Santos, e a neta, promotora de Justiça Isabel da Costa Franco Santos, descerraram a nova placa da Sala do Memorial. Em seguida, o promotor de Justiça jubilado Cláudio Brito, o procurador de Justiça jubilado Adalberto de Souza Pasqualotto, integrantes da Comissão Estadual Pró-Constituinte, e o presidente da AMP/RS no período, Jose Antonio Paganella Boschi, descerraram a outra placa. 


Falando em nome dos familiares de Costa Franco, a procuradora Maria Ignez salientou a emoção e o orgulho pela homenagem. “Bastante homenageado em vida, motivo de satisfação, recebeu afagos de diversos setores da sociedade. Mas, seguramente, jamais imaginou ter o seu nome à frente de um Memorial, dedicado a preservar a herança associativa e a enaltecer o trabalho dos colegas”, disse. 


> Confira o discurso da procuradora de Justiça Maria Ignez Franco Santos na íntegra <


Homenageando a Comissão Estadual Pró-Constituinte da AMP/RS, o procurador de Justiça jubilado Paulo Natalicio Weschenfelder resgatou o período histórico e a formação e desenvolvimento do grupo, que foi fundamental na construção do Anteprojeto de Constituição – Capítulo Ministério Público, apresentado na Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição Federal de 5 de outubro de 1988 e na Assembleia Constituinte Gaúcha que elaborou a Constituição Estadual de 3 de outubro de 1989.


“A nossa Associação, com a sua proposta constitucional de Ministério Público, mudou a História político-institucional do mundo do nosso tempo.  E como ouso afirmar reiteradamente: Não mais se escreverá a História político-institucional e a História do Ministério Público Brasileiro sem escrever a História da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul”, destacou. 


> Confira o discurso do procurador de Justiça jubilado Paulo Natalicio Weschenfelder na íntegra <


Na ocasião, também prestaram homenagens em discursos, o procurador-geral de Justiça nos biênios 1986-1987 e 1989-1991, Paulo Olimpio Gomes de Souza, o presidente da AMP/RS na gestão 1986-1988, José Antonio Paganella Boschi, o homenageado promotor de Justiça jubilado Cláudio Brito e, representando a Administração Superior do MPRS, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Heriberto Roos Maciel, antes da realização de um coquetel para os convidados.


Estiveram presentes na cerimônia o vice-presidente Administrativo e Financeiro da AMP/RS, Fernando Andrade Alves; a vice-presidente de Relações Institucionais, Karine Camargo Teixeira; a vice-presidente de Mobilização Social e Relacionamento, Márcia Regina Nunes Villanova; a vice-presidente de Jubilados, Guacira Almeida Martins; os ex-procuradores-gerais de Justiça Francisco de Assis Cardoso Luçardo, Cláudio Barros Silva e Simone Mariano da Rocha; os ex-presidentes da AMP/RS Delmar Pacheco da Luz, Miguel Bandeira Pereira e Martha Silva Beltrame; o coordenador do Memorial do MPRS, Marcos Ferraz Saralegui; o presidente da FMP, Fábio Roque Sbardelotto; além de promotores, promotoras, procuradores e procuradoras de Justiça ativos e jubilados.

Confira a galeria

Últimas notícias
/arquivos/733e76307aa34c990995f630dcd0cac5470cbd87
Loading...

NOTA DE PESAR

21/01/2025
/arquivos/AMP_6366
Loading...

Entrevista com o presidente da AMP/RS é destaque no Jornal do Comércio

21/01/2025
/arquivos/Visita da FMP
Loading...
Notícias

AMP/RS recebe visita do presidente da FMP

21/01/2025
/arquivos/56e4bfc3-f6fe-41e9-9952-a884c2bffc2f
Loading...

Ingressos já estão disponíveis para a Confraternização no Litoral

17/01/2025