Cachoeira do Sul sedia a 7ª Edição da Semana do Ministério Público
Foi aberta na noite dessa terça-feira, 3 de setembro, a 7ª edição da Semana do Ministério Público de Cachoeira do Sul, realizada no auditório da Ulbra, no Campus de Cachoeira do Sul. A palestra de abertura trouxe ao centro dos debates os impactos da maior catástrofe ambiental do Estado e as medidas adotadas pelo Ministério Público para auxiliar na recuperação das atividades. O painel “O Ministério Público e o enfrentamento às mudanças climáticas”, conduzido pelo procurador-geral de Justiça Alexandre Saltz, deu início às discussões entre promotores de Justiça, estudantes de Direito, docentes e membros da comunidade.
Promovido pela Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), em parceria com o curso de Direito da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), o evento também contou com o apoio do Ministério Público e da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP). A Semana do Ministério Público já se consolidou como uma das mais importantes atividades do calendário jurídico de Cachoeira do Sul, marcando a continuidade do encontro que celebra os 40 anos de sua realização desde a primeira edição em 1984.
Para o vice-presidente Administrativo e Financeiro, Fernando Andrade Alves, o evento sublinhou a importância e relevância de trazer a Semana do MP para Cachoeira do Sul. “Estamos muito satisfeitos com o êxito da edição deste ano e com a recepção calorosa da universidade. A Semana do Ministério Público é uma oportunidade ímpar de fortalecer a presença do Ministério Público em todas as regiões do Rio Grande do Sul, estreitando os laços entre a instituição e futuros operadores do Direito", afirmou.
Segundo a organizadora do evento, a promotora de Justiça Débora Jaeger Becker, a Semana do MP oferece uma oportunidade valiosa para apresentar aos estudantes os principais aspectos da atuação do Ministério Público e despertar o interesse acadêmico pelas carreiras jurídicas. “Este encontro é uma excelente chance para conectar os alunos com a prática do Ministério Público e incentivar novos talentos para compor as Promotorias de Justiça", diz.
Na quarta-feira, 4 de setembro, a programação da Semana do MP prosseguiu com o painel “Um olhar sobre as vítimas de crime no processo penal”, apresentado pela promotora de Justiça Cristina Schmitt Rosa.
A 7ª edição da Semana do Ministério Público de Cachoeira do Sul integra o calendário de comemorações do 40º aniversário do evento, que ainda seguirá para outras cidades do estado, incluindo Pelotas (17 a 19 de setembro) e Nova Prata (15 e 16 de outubro).
Fotos: Bernardo Silveira / Divulgação: AMP/RS

