Audiência Crioula abre a Semana Farroupilha de Taquaruçu do Sul
Cerca de mil pessoas acompanharam, na última sexta-feira (14), a audiência crioula realizada no Acampamento Farrapo de Taquaruçu do Sul, na Comarca de Frederico Westphalen. A atividade abriu oficialmente a Semana Farroupilha no município. Na oportunidade, foi julgado o processo de retificação do ano de nascimento do morador Luiz Carlos de Oliveira. O ato faz parte de um projeto de aproximação do Judiciário e do Ministério Público com a comunidade, que vem sendo realizado desde 2008 na Comarca. A ideia consiste em levar para a população a realização de um ato processual, mostrando o funcionamento do Judiciário, do Ministério Público e da Advocacia aos cidadãos.
Para a audiência, uma sala caracterizada foi montada, em homenagem à cultura do Gaúcha. Pilchados, promotora, juiz, advogado e servidores deram andamento à sessão. De forma didática, o juiz explicou cada momento da audiência. Após a inquirição da madrinha de batismo do autor, o advogado do requerente fez sua manifestação final, em versos gauchescos. Na sequência, a promotora Andréa declamou seu parecer. O magistrado José Luiz Vieira declamou, acompanhado de um gaiteiro, em versos gauchescos, a sentença de procedência, que contou com a colaboração do Poeta João Manuel Sasso. Ao término da audiência, foi entregue o mandado de retificação ao autor.
Chama Crioula
Antes da sessão, uma comitiva de cavalarianos saiu da localidade de Linha Sete de Setembro, distante cinco quilômetros do centro de Taquaruçu do Sul, conduzindo a chama crioula. No grupo estavam a promotora de Justiça Andrea Almeida Barros, levando a bandeira do Estado, sendo a única mulher a participar do trajeto a cavalo; o juiz da 2ª Vara Judicial de Frederico Westphalen, José Luiz Leal Vieira, conduzindo a bandeira do Brasil e o prefeito do Município, Mauro Olinto Sponchiado, carregando a bandeira de Taquaruçu do Sul.
Conforme a promotora Andrea Almeida Barros, foi uma honra participar da audiência crioula pela segunda vez. Neste ano, além de escrever os próprios versos, ela foi a incentivadora da participação do Ministério Público e do Judiciário na Cavalgada da Demarcação, que se encerra com a abertura da Semana Farroupilha. Mas o mais emocionante, segundo ela, foi entrar na cidade carregando a Bandeira do Rio Grande do Sul.
Prestigiaram o evento o promotor de Justiça Fábio Lusa Marcon, da Comarca de Frederico Westphalen; e as magistradas Marlene Marlei de Souza, da Comarca de Carazinho; e Denise Dias Freire, da Comarca de Iraí; além de outras autoridades locais.
Clique aqui para ler o parecer da promotora Andréa Almeida Barros
Clique aqui para ler a sentença do juiz José Luiz Leal Vieira.