Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Associados da AMP/RS participam da 29ª Maratona Internacional e Rústica de Porto Alegre

Cinco membros do Ministério Público gaúcho participaram, no domingo (3), da 29ª Maratona Internacional e Rústica de Porto Alegre. Mais do que as performances, elogiadas por profissionais da Educação Física, eles são exemplos de dedicação, persistência e empenho na busca de qualidade de vida, saúde e entusiasmo pela prática desportiva.
05/06/2012 Atualizada em 21/07/2023 11:01:01
Compartilhe:
1338933281.jpg


Cerca de 18 meses depois de decidir levar a sério a prática da corrida, o promotor de Justiça João Pedro de Freitas Xavier já comemora um resultado impressionante. Ele completou neste domingo (3), com boa reserva física, os 42.195 metros da 29ª Maratona Internacional de Porto Alegre. A performance surpreende, uma vez que os estudos técnicos projetam  a necessidade de, pelo menos, três ou quatro anos de trabalho de base, antes de enfrentar esse desafio.



O tempo de 3h34min04seg e a 358ª posição soam como prêmio, considerando o universo de 1.207 participantes e resultado de 2h17min43seg do 1º colocado. “No passado, praticava sem compromisso. No final de 2010, recebi o convite do colega José Quintana Freitas para participar de uma prova de revezamento (cerca de 5km para cada participante), com outros colegas,  e voltei a me interessar pelo esporte. Passei a treinar sozinho, depois busquei orientação profissional. Fiquei contente com o desempenho, principalmente por nunca ter corrido essa distância”, comemora.



PREPARAÇÃO DIRECIONADA

Para alcançar esse resultado, Xavier preparou-se durante 19 semanas intensas, com diferentes tipos de treinamento, definição de estratégia, alimentação, trabalhos de resistência e reforço muscular. A dedicação é efeito do aprendizado de que a prova é um espelho do treino. “Não há como ir bem em uma maratona sem preparação. Como iniciante, fiz uma prova conservadora, para não correr riscos. Deu tudo certo. Cumpri a média que havia projetado. O vento e a alta umidade atrapalharam um pouco, mas foi uma ótima experiência”.



O índice do promotor também impressionou ao instrutor Renan Alves, da equipe da Carolina Gutierrez Assessoria Esportiva, que já trabalha cerca de 20 integrantes do Ministério Público em corridas e caminhadas orientadas. Mesmo sem ser o instrutor do promotor maratonista, Alves destaca o resultado. “Ele foi muito bem, principalmente levando em conta que a maratona é uma prova longa e muito difícil, na qual a persistência nos treinamentos, a disciplina e a dedicação contam muito”.



EXEMPLOS NA CLASSE

jpmarat.jpgAlém de Xavier (foto ao lado), participaram da Rústica, em percurso de oito quilômetros, os promotores Leonardo Guarise Barrios, Claudio Antônio Estivallet Jr. e Daniel Martini, outros bons exemplos aos colegas. Desportista desde 2004, Martini chegou em 4º lugar em sua categoria nesta edição da rústica, com um tempo de 38min13seg. O que impressiona é a transformação ocorrida ao longo desses oito anos. “Eu era sedentário e pesava 32 quilos a mais. Saía das audiências com enchaqueca e sentia muitas dores lombares. Então decidi tomar uma providência”, conta.



Com uma reeducação alimentar, associada às práticas de corrida, mountain bike e até do surfe, Martini encontrou qualidade de vida e muito prazer. E gostou tanto do esporte que já participou de duas meias maratonas enquanto na Itália. “A corrida é o esporte mais democrático que existe. Não exige estrutura ou horários em academia. A orientação especializada é importante. Mas para praticar em qualquer lugar basta carregar um par de tênis na mala, comemora. 



A participação e a performance dos colegas entusiasma a classe. Empenhada em promover o interesse pela prática desportiva como ferramenta para manter a saúde em dia, a AMP/RS tem procurado estimular os associados a se engajarem nessa empreitada. “Já estamos trabalhando com um ótimo grupo nas corridas e caminhadas orientadas. O entrosamento é grande, e esperamos contar com novas adesões”, diz o diretor de Esportes da AMP, Tiago de Menezes Conceição. “Reforço o convite para que os colegas com interesse em iniciar o desenvolvimento de atividades esportivas procurem a Associação”, completa.
Últimas notícias
/arquivos/Foto
Loading...

Uma escola superior para o Ministério Público

29/11/2024
/arquivos/CAPA
Loading...

Núcleo de Inovação e Tecnologia realiza webinar sobre ameaças digitais: "Infiltração Online por Malware (Policeware)"

29/11/2024
/arquivos/WhatsApp Image 2024-11-27 at 17.53.06
Loading...

PRESERVANDO A MEMÓRIA: AMP/RS presta homenagem ao colega Florindo Pires Barcellos

28/11/2024
/arquivos/Design sem nome
Loading...

Grupo Literário debate o romance “Em agosto nos vemos”

28/11/2024