Associação prestigia lançamento de Exposição sobre 220 anos da Santa Casa
Representando a AMP/RS, o presidente João Ricardo Santos Tavares prestigiou, na tarde desta segunda-feira, 16 de outubro, o lançamento da exposição “Santa Casa 220 Anos - conexões e vivências em Porto Alegre", no Centro Histórico-Cultural Santa Casa. A exposição resgata as relações da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre com instituições e espaços da cidade ao longo da sua história.
Durante a cerimônia de lançamento, foi realizada uma homenagem ao procurador de Justiça jubilado e historiador Sérgio da Costa Franco, falecido em outubro de 2022, responsável por produzir diversos materiais, em livros, crônicas e escritos, que contribuíram para a preservação de histórias de Porto Alegre e da Santa Casa.
Falando em nome da família do homenageado, o filho Miguel agradeceu e ressaltou o carinho e respeito que Sérgio da Costa Franco tinha pela Santa Casa. Também estiveram presentes os filhos Sérgio, Fernando e César, a filha e procuradora de Justiça Maria Ignez Franco Santos, a neta e promotora de Justiça Isabel da Costa Franco Santos, além de demais familiares.
“Meu avô contribuiu muito, como historiador, a Porto Alegre. Ele era um grande conhecedor da cidade e chegou a produzir inclusive um livro sobre a Santa Casa (Santa Casa 200 Anos - Caridade e Ciência, de 2003). Então, ele sempre teve essa vinculação muito forte com essa casa de saúde”, disse a promotora de Justiça Isabel da Costa Franco Santos.
A exposição “Santa Casa 220 Anos - conexões e vivências em Porto Alegre" ficará disponível no Centro Histórico-Cultural Santa Casa até o dia 30 de março de 2024, e terá visitação de segunda a sábado, das 8h às 19h30.