Associação encaminha à Governadora posição a respeito de sucessão na chefia Institucional
Cumprindo uma definição nacional das Associações do Ministério Público, o presidente da AMP/RS, Miguel Bandeira Pereira, levou nesta sexta-feira, à governadora Yeda Crusius, a posição oficial da entidade e da CONAMP acerca do processo eleitoral relativo à escolha do Procurador-Geral de Justiça, no sentido de que seja acatada a vontade da maioria dos promotores e procuradores de Justiça. “Mesmo antes de saber o resultado das eleições, fomos solicitar à Governadora que, ao receber a Lista Tríplice dos candidatos, opte pelo mais votado", explica Pereira.
Durante a audiência com a Governadora, o presidente da AMP/RS disse que, respeitadas as prerrogativas legais do Governo na definição do Procurador-Geral, a Associação tem o dever histórico de defender que este seja o escolhido também entre os integrantes da Instituição.
A Governadora recebeu a solicitação do AMP/RS dizendo que irá acompanhar com atenção o desenrolar da eleição e que espera receber o resultado das mãos dos representantes do MP, assim que este for definido.
Por ordem alfabética, concorrem ao posto máximo do Ministério Público gaúcho os procuradores de Justiça Antonio Carlos de Avelar Bastos, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, José Túlio Barbosa e Mauro Henrique Renner. A eleição acontece no dia 17 de março.
Apoio
O presidente da AMP/RS colocou a Associação à disposição do Governo para auxiliar em projetos como o de Prevenção à Violência. "A Associação do Ministério Público estará sempre pronta a colaborar e disponibilizar sua experiência e esforços para todo e qualquer programa que venha a contribuir para a melhoria e desenvolvimento do Estado", definiu o presidente.
Acompanharam o presidente da Associação do Ministério Público os assessores legislativos promotores Alexandre Saltz e Paulo Leandro da Rosa Silva e os vice-presidentes social e dos aposentados, Carmen Silvia Reis Conti e Nilson Ubirajara da Rosa Pacheco.