AMP/RS propõe criação do Dia da Vida
A diretoria da AMP/RS entregou nesta quarta-feira (4), ao presidente da Assembléia Legislativa, Ivar Pavan, sugestão de projeto de lei para criação do Dia da Vida. O objetivo é instituir uma data para o aprofundamento das discussões e debates sobre as melhores estratégias de prevenção, tratamento e repressão ao uso e tráfico de drogas.
Segundo o presidente da entidade, Marcelo Dornelles, a intenção é dar continuidade às ações de combate ao crack, estabelecendo uma data anual de mobilização contra as drogas no Rio Grande do Sul. O projeto propõe que o Dia da Vida ocorra em 14 de maio, data em que foi lançada, neste ano, a primeira campanha da AMP/RS de alerta para o problema do crack no Estado.
Durante o encontro, o diretor Cultural da AMP/RS, David Medina da Silva, falou sobre a importância de mobilizar os educadores no que se refere ao tema. “As escolas têm um papel crucial na formação do cidadão, portanto queremos que esse dia também seja de reflexão, incentivando professores e secretarias de educação a pensar pedagogicamente na melhor maneira de abordar com seus alunos questões relativas à drogadição”.
O vice-presidente da AMP/RS, Mauro Souza, ressaltou a importância da prevenção como forma mais eficaz de combate às drogas, principalmente o crack. “Em nossas ações pelo Interior, dentro da Campanha Crack - ignorar é seu vício?, e no trabalho desenvolvido nas promotorias, fica claro que essa é uma droga diferente, de difícil tratamento e com índices de recuperação muito baixos. Por isso é tão importante prevenir.”
O presidente da Assembléia Legislativa parabenizou a AMP/RS e comprometeu-se a dar encaminhamento ao projeto no Legislativo.