AMP/RS presente na posse do novo presidente da AL
O presidente da AMP/RS, Miguel Bandeira Pereira, e o vice Marcelo Dornelles estiveram presentes na cerimônia de posse do novo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Alceu Moreira. A sessão solene ocorreu nesta quinta-feira (31), com participação de inúmeras autoridades do Estado, entre elas o procurador-geral do Ministério Público, Mauro Renner.
O cerimonial foi aberto pelo então presidente do Parlamento, deputado Frederico Antunes (PP), que discursou após a eleição da nova Mesa. Depois da leitura da ata de transmissão de cargo de presidente, Alceu Moreira falou aos presentes.
“Vou trabalhar para que a Assembléia Legislativa dê um exemplo de grandeza ao Brasil, como uma casa onde se debatem os grandes temas do Estado, as questões estratégicas que envolvem o futuro do Rio Grande", afirma.
Segundo o presidente da Associação do Ministério Público, as relações do Ministério Público e de sua entidade de classe com o Parlamento sempre foram positivas e de muito respeito, e assim deverão permanecer durante a gestão do deputado Alceu Moreira.
Mesa Diretora
A Mesa Diretora da Assembléia Legislativa passa ter como 1º vice-presidente Cassiá Carpes (PTB) e 2º vice, Gerson Burmann (PDT). Nos cargos de secretários tomaram posse o 1º secretário, Adão Villaverde (PT), 2º secretária, Paulo Brum (PSDB), 3º, Mano Changes (PP), 4º Carlos Gomes (PPS).
Os suplentes são os deputados Raul Carrion (PCdoB), Miki Breier (PSB), Marquinho Lang (DEM) e Alberto Oliveira (PMDB).
Alceu Moreira
Natural de Terra de Areia, Alceu Moreira da Silva nasceu em 4 de junho de 1954.
Atuando na política partidária há 30 anos. Foi vereador pelo PMDB de 1983 a 1988, vice-prefeito de Osório, de 1993 a 1996, e eleito prefeito municipal de Osório de 1997 a 2000.
De 1998 a 1999, foi Presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (AMLINORTE), sendo reeleito para o período 1999/2000. Neste mesmo período, também, exerceu o cargo de presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), onde defendeu as causas municipalistas.
Nas eleições de 2000, foi reeleito prefeito de Osório para o mandato 2001/2004. Em 2002, renunciou ao cargo para concorrer a deputado estadual, quando foi eleito com cerca de 45 mil votos.
Aceitando ao convite do governador do Estado do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, assumiu a secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano, durante o período de janeiro de 2003 a abril de 2006, quando retomou sua cadeira na Assembléia Legislativa. Em 2006 reelegeu-se deputado estadual com a maior votação do PMDB para o cargo, 61.253 votos.