AMP/RS participa de encontro com ministro Tarso Genro em Porto Alegre
O minstro da Justiça, Tarso Genro, participou, na manhã desta segunda-feira (10), de um encontro com representantes de prefeituras gaúchas que integram o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A reunião ocorreu na Superintendência da Polícia Federal, em Porto Alegre, e teve como objetivo implementar e fortaler o projeto Ações Integradas na Prevenção ao Uso de Drogas e Violência, desenvolvido pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) em parceria com o Ministério da Justiça. O presidente da AMP/RS, Marcelo Dornelles, participou do encontro.
O projeto tem como meta atuar, de forma conjunta, na prevenção ao uso indevido de entorpecentes e no tratamento e reinserção social de usuários. Numa primeira etapa serão beneficiadas cinco regiões metropolitanas: Porto Alegre, Rio de Janeiro, Vitória (ES), Salvador e Brasília. O projeto foi assinado em junho deste ano pelos ministros Tarso Genro e do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Armando Felix. Durante dois anos serão investidos R$ 51 milhões nas Ações Integradas.
A proposta é combater o uso de drogas e a criminalidade, além de preservar a juventude. O público-alvo são os brasileiros na faixa etária entre 12 e 29 anos, familiares e as comunidades em que vivem, além de profissionais e lideranças comunitárias que serão capacitados para atuarem como multiplicadores na disseminação de informações sobre drogas e para abordar, de forma adequada, e encaminhar as situações identificadas nesses locais. Também estão previstas ações para otimizar a rede de serviços de tratamento e a reinserção social do usuário de drogas.
“É preciso tratar o problema como uma endemia, especialmente o crack, que vem dizimando nossa juventude”, destacou o ministro Tarso Genro. “A questão só pode ser resolvida com pactos como este, mais a cultura comunitária da resistência”, completou.