Tipo:
Notícias
AMP/RS Informa - AMP/RS acompanha reforma da previdência in loco
Aprovado o relatório de admissibilidade pela Comissão de Constituição e
Justiça da Câmara dos Deputados, agora a PEC 06/2019 (reforma da
previdência) seguirá para a Comissão Especial, criada pelo presidente da
Casa, Rodrigo Maia (DEM/RJ), e que deverá ser instalada nos próximos
dias, com 49 membros titulares e igual número de suplentes.
Aprovado o relatório de admissibilidade pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, agora a PEC 06/2019 (reforma da previdência) seguirá para a Comissão Especial, criada pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM/RJ), e que deverá ser instalada nos próximos dias, com 49 membros titulares e igual número de suplentes.
Os deputados aprovaram a proposição, ressalvada a inadmissibilidade, exclusiva e tão somente, quanto aos seguintes dispositivos:
a) art. 1º, na parte em que modifica o § 2º do art. 109 da Constituição, concernente à extinção do foro do Distrito Federal para a propositura de ações contra a União;
b) art. 2º, na parte em que acrescenta o § 4º ao art. 10 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para dispor sobre o fim do pagamento da indenização compensatória e do depósito do fundo de garantia do tempo de serviço (FGTS), a partir da concessão da aposentaria;
c) a expressão “de iniciativa do Poder Executivo federal”, constante no art. 1º da PEC, na parte em que altera o art. 40, § 1º; art. 201, §§ 1º e 10; e 201-A, todos da Constituição Federal; bem como no art. 3º, § 3º e no art. 5º, § 1º, do Capítulo III da PEC; e no art. 18, § 5º, do Capítulo V da PEC; e a expressão “de iniciativa do Poder Executivo” constante no art. 1º da PEC, na parte em que altera o art. 42, § 2º da Constituição Federal;
d) art. 1º, na parte em que altera o art. 40, § 2º, III, para retirar do texto constitucional a definição da idade para a aposentadoria compulsória do servidor público, transferindo a disciplina da matéria para Lei Complementar.
PRÓXIMOS PASSOS
Na Comissão Especial, serão discutidas as matérias de mérito e propostas de emendas, em 40 sessões, que poderão ser prorrogadas. Na sequência, haverá discussão da matéria em dois turnos, no plenário da Câmara. Após, será encaminhada ao Senado, onde passará pela CCJ e depois pelo plenário. Se o Senado fizer alterações no texto, as mesmas seguirão para Câmara dos Deputados para nova discussão e aprovação.
A presidente da AMP/RS, Martha Beltrame, tem acompanhado a tramitação da PEC, juntamente com a diretoria e a comissão previdenciária da entidade. A ideia é que a Associação participe ativamente, ao lado de outras organizações, da construção de propostas que preservem os direitos e garantias da classe e minimizem os prejuízos para servidores públicos e sociedade brasileira. “É fundamental que acompanhemos pessoalmente os trabalhos da Comissão Especial da Câmara. Estamos fazendo um contato direto com os parlamentares para propor melhorias ao texto através de sugestões de emendas e coleta de assinaturas. Não nos afastaremos dessa missão até o final de todo o processo”, garante a dirigente.
Últimas notícias
Loading...
Loading...