AMP/RS disponibiliza ingressos aos associados para palestra do professor da Universidade de Harvard, Michael Sandel
A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), em parceria com o Fronteiras do Pensamento, disponibilizou 40 ingressos aos associados para a palestra do filósofo político e professor da Universidade de Harvard, Michael Sandel, realizada na noite desta quarta-feira, 9 de agosto, na Casa da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA).
Em sua fala, o palestrante norte-americano defendeu a democratização das discussões filosóficas, apontando como caminho o afastamento do uso de terminologias rebuscadas a fim de aproximar o debate de pessoas comuns. Além disso, o escritor criticou o modelo de sociedade meritocrático, pois entende a ideia como uma grande armadilha contemporânea diante da crescente desigualdade e do funil da mobilidade social.
Aos associados contemplados com o ingresso, será entregue um exemplar do livro “O des-contentamento da democracia: uma nova abordagem para tempos periculosos”, de autoria do palestrante.
Para o presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares, ações como esta reafirmam o compromisso da entidade de promover a cultura e a busca permanente do aprimoramento do conhecimento aos associados. “Para nós, da Diretoria Executiva, é uma grata satisfação poder proporcionar aos colegas o acesso a atividades como esta, de grande relevância e que fomentam um pensamento crítico da sociedade, que nos edificam como pessoas, mas também nos fazem refletir sobre a sociedade enquanto representantes dos seus interesses”, destacou o promotor de Justiça.
Sobre o palestrante
Apontado pelo The Guardian como “o mestre das grandes questões da vida” e reconhecido pela Associação Americana de Ciências Políticas pela excelência de sua carreira no ensino, foi como professor do curso Justiça, de Harvard, que Michael Sandel se tornou mundialmente conhecido, passando a integrar a lista dos principais pensadores globais da revista Prospect.
Suas aulas já somam dezenas de milhares de estudantes de todas as partes do mundo e discutem dilemas morais e éticos para analisar a justificativa das pessoas sobre suas posições e atitudes cotidianas. O curso inspirou a série The Global Philosopher, da BBC, conduzida pelo autor, com participação de convidados de vários países.