AMP/RS destaca retorno da Semana do Ministério Público em Bagé
O presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, João Ricardo Santos Tavares, destacou, nesta terça-feira (9/4), a retomada da Semana do Ministério Público de Bagé, que ocorrerá entre hoje e amanhã, no Centro Universitário da Região da Campanha - Urcamp. Bagé voltou a ser palco do evento, duas décadas depois. Em entrevista à Rádio Difusora, João Ricardo reiterou a importância de aproximar e aprofundar os debates entre MP e os acadêmicos de Direito.
"Esta aproximação e troca de ideias com a comunidade acadêmica possibilita melhorar e ampliar, cada vez mais, a formação dos estudantes de Direito. A AMP agradece a parceria com a Urcamp, organizadores e palestrantes para mais este grande evento", afirmou em entrevista.
Em 2024, Bagé celebra a 11ª edição da Semana do Ministério Público. O fórum será aberto às 19h com a palestra “Por que o Ministério Público é fundamental à sociedade?", ministrada pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, no Salão de Atos do Campus Central. Amanhã (10/4), caberá ao promotor de Justiça, Eugênio Paes Amorim, palestrar, também às 19h, com o tema “O Promotor de Justiça do Júri, sua formação e carreira”.
Semana do Ministério Público comemora 40 anos
Completando quatro décadas de história, a primeira Semana do Ministério Público foi realizada em 1984, em Santa Cruz do Sul. Desde então, o encontro técnico envolvendo promotores e procuradores, futuros operadores do Direito e sociedade civil ganhou terreno, expandiu-se para todo Estado, se tornando referência nacional. Para celebrar os 40 anos da Semana do Ministério Público, a AMP/RS abriu o calendário de eventos, em março, com um grande encontro em São Borja.
Calendário de eventos
São Borja, de 25 a 26 de março
Bagé, de 9 a 10 de abril
Taquara, dias 16 e 18 de abril
Torres, de 6 a 7 de junho
Santa Cruz do Sul, de 13 a 15 de agosto
Pelotas, de 24 a 26 de setembro