Menu de serviços
Tipo:
Notícias

AMP/RS debate sobre o crack em Sessão Plenária da Câmara de Vereadores


O presidente da Associação do Ministério Público do RS, Marcelo Dornelles, participou da sessão plenária da Câmara de Vereadores de Porto Alegre que debateu o crack. O debate contou ainda com o diretor-geral do Hospital Psiquiátrico São Pedro, médico Luiz Carlos Coronel, e o jornalista e coordenador-executivo da Central Única de Favelas (Cufa), Manoel Soares.
03/07/2009 Atualizada em 21/07/2023 10:57:42
Compartilhe:
1246634773.jpg




O presidente da Associação do Ministério Público do RS, Marcelo Dornelles, participou, nesta quinta-feira (2 de julho), da sessão plenária da Câmara de Vereadores de Porto Alegre que debateu o crack. O debate contou ainda com o diretor-geral do Hospital Psiquiátrico São Pedro, médico Luiz Carlos Coronel, e o jornalista e coordenador-executivo da Central Única de Favelas (Cufa), Manuel Soares.



Dornelles apresentou aos vereadores a campanha que a AMP/RS está implementando em todo o Estado para enfrentar o problema da droga. A campanha, intitulada Crack, igonorar é o seu vício?, foi idealizada no começo de 2009, depois que a Promotoria começou a detectar o aumento de crimes como homicídios e roubos ligados ao crack. "Observou-se que o aumento da violência urbana e doméstica estava ligado ao crack. Os roubos, por exemplo, mudaram de perfil, pois passaram a ser praticados para compra da droga."



Segundo o dirigente, as características do crack chamaram a atenção também por seu grau de periculosidade. "A droga causa dependência quase imediata." Para ele, a sociedade precisa se articular, pois o viciado em crack necessita de tratamento diferenciado e de uma nova capacitação dos profissionais envolvidos para atendê-lo. "É preciso atuar em três frentes: prevenção, tratamento e repressão", observou. 



Dornelles disse também, que o crack exige um tratamento diferenciado. “Há necessidade de uma capacitação nova dos nossos médicos, educadores e profissionais de direito em relação a essa droga”, relatou. O presidente da AMP/RS ressaltou ainda que a campanha da entidade trabalha principalmente na questão da prevenção, constatando que esse tipo de droga não pode ser enfrentado somente por autoridades, mas também envolvendo a sociedade, a comunidade, as escolas, os pais, etc.



Manoel Soares, coordenador da Cufa-RS, disse que a única saída hoje é a prevenção. "Todas as pessoas têm capacidade para ser um agente e fazer a prevenção, e essa é a hora de todos se unirem, independente de partido, classe social ou raça para ajudar na prevenção. Existe um mercado de venda do crack que é rentável, e a sociedade deve se mobilizar para combater este exército inimigo.


Últimas notícias
/arquivos/AMP_4216
Loading...

Novos associados conhecem as instalações da sede administrativa da AMP/RS

27/11/2024
/arquivos/WhatsApp Image 2024-11-25 at 17.25.10
Loading...

Núcleo de Inovação e Tecnologia promove webinar "Infiltração Online por Malware (Policeware)"

27/11/2024
/arquivos/projeto pescar
Loading...
Notícias

AMP/RS participa da inauguração da nova sede Fundação Projeto Pescar

26/11/2024
/arquivos/1
Loading...

Dia da Consciência Negra – compromisso com a igualdade, a justiça e a dignidade humana

22/11/2024