Tipo:
Notícias
Prêmio de Jornalismo Ministério Público divulga vencedores
Após examinar 71 trabalhos inscritos na XVI edição do “Prêmio de
Jornalismo Ministério Público do Rio Grande do Sul”, a Comissão
Julgadora do concurso definiu as matérias ganhadoras da edição 2014. A
premiação será entregue em 16 de dezembro, às 9h, no Palácio do
Ministério Público,em Porto Alegre.
Após examinar 71 trabalhos inscritos na XVI edição do “Prêmio de Jornalismo Ministério Público do Rio Grande do Sul”, a Comissão Julgadora do concurso definiu as matérias ganhadoras da edição 2014. A premiação será entregue em 16 de dezembro, às 9h, no Palácio do Ministério Público,em Porto Alegre.
Os vencedores receberão prêmios em dinheiro e comendas, oferecidas pela Associação do Ministério Público (AMP/RS) e Escola Superior do Ministério Público (FMP), bem como um final de semana no Hotel Continental, em Canela. O certame, promovido pela Instituição, tem apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e patrocínio do Hotel Continental Canela.
CATEGORIA IMPRESSA
A categoria Reportagem/Impressa foi conquistada pelas matérias focando o Caso Bernardo: “Um quarto congelado no tempo”, “A mulher por detrás da denúncia” e “Julgamento pode ocorrer em um ano”, de autoria da jornalista Fernanda Pugliero, publicada nas edições de 2, 17 e 18 de maio deste ano no Jornal Correio do Povo. As matérias abordam o ambiente familiar do menino assassinado, a atuação da Promotora de Justiça e a tramitação do caso. O 2º lugar foi obtida pela matéria “MP reforça a guarda de quem agora precisa de cuidados”, de autoria da jornalista Carolina Chaves da Silva, publicada na edição de 13 de novembro deste ano no Jornal O Informativo do Vale, de Lajeado, discorrendo sobre a situação das instituições de longa permanência de idosos no Vale do Taquari.
CATEGORIA RÁDIO
Na categoria Reportagem/Rádio, venceu a reportagem “Os caminhos do lixo”, de autoria do jornalista Eduardo Matos, veiculada dia 1º de outubro deste ano na Rádio Gaúcha narrando a destinação do lixo no RS e a separação de resíduos sólidos. Em 2º lugar foi escolhida a reportagem “MP revela a tortura por PMs em Jaguarão”, de autoria da jornalista Júlia Otero, veiculada de 17 de setembro a 4 de outubro deste ano na Rádio Gaúcha Zona Sul, que contou como aconteceu a tortura praticada por policiais militares na cidade da região Sul do Estado e as medidas tomadas pelo MP.
CATEGORIA TELEVISÃO
Na categoria Reportagem/TV, ganhou a reportagem “Meninas do Casef”, de autoria da jornalista Simone Feltes, exibida em 26 de fevereiro deste ano na TVE, que mostrou as condições e a vida de adolescentes no Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino da Capital. O 2º lugar na categoria ficou com a reportagem “Chácara da Tortura”, de autoria do jornalista Andrei Rossetto e equipe, exibida no dia 20 de setembro deste ano no SBT Brasil, que tratou dos casos de torturas cometidas por PMs em uma chácara na fronteira do Brasil com o Uruguai.
CATEGORIA MÍDIA WEB
Na categoria Mídia Web, a vencedora foi a jornalista Fernanda da Costa, de Zero Hora, com as matérias “Abrigos públicos para crianças são insalubres em Porto Alegre”, e “Falhas no sistema tiram chances de adoção de 10% das crianças na Capital”, veiculadas nos dias 1º e 26 de setembro deste ano destacando as más condições dos abrigos e deficiências no sistema de adoção.
CATEGORIA FOTOGRAFIA
Na categoria Fotojornalismo, o vencedor foi o fotógrafo Mauro Schaefer, do jornal Correio do Povo, com o trabalho de fotos evidenciando a “Operação Leite Compen$ado”, publicadas nos dias 15 de março e 9 de maio deste ano mostrando momentos das ações. O 2º lugar foi conquistado com a foto “Adeus, Be”, de Carlos Macedo, publicada em 16 de abril deste ano no jornal Zero Hora. A foto mostra a despedida da comunidade de Três Passos ao menino assassinado.
CATEGORIA PRÊMIO ESPECIAL
Na categoria Prêmio Especial – destacando a influência e os efeitos do álcool na infância e adolescência e a atuação do MP diante desta realidade – as vencedoras foram as jornalistas Larissa Roso e Letícia Duarte, de Zero Hora, com a reportagem “Meu filho (não) bebe”, publicada em 4 de maio deste ano no caderno Sua Vida.
Últimas notícias
Loading...
Loading...