Tipo:
Notícias
Fortaleza sedia eventos do MP nacional
O presidente da AMP/RS, Sérgio Harris, esteve em Fortaleza (CE), nesta semana, quando participou da reunião do Conselho Deliberativo da CONAMP e do 6º Congresso do Ministério Público da Região Nordeste. O evento, realizado no Ponta Mar Hotel, foi aberto na quarta-feira e terminou hoje.
O presidente da AMP/RS, Sérgio Harris, esteve em Fortaleza (CE), nesta semana, quando participou da reunião do Conselho Deliberativo da CONAMP e do 6º Congresso do Ministério Público da Região Nordeste. O evento, realizado no Ponta Mar Hotel, foi aberto na quarta-feira e terminou hoje.
A reunião da CONAMP ocorreu na quarta-feira, ocupando a manhã e a tarde, em virtude do extenso rol de assuntos que preocupam as associações. Entre os temas abordados estiveram a segurança institucional e a caracterização das funções de promotor e procurador de Justiça como atividade de risco, a capacidade eleitoral passiva dos membros do Ministério Público, audiência de custódia e agenda e campanha institucional para 2015, além de outros recorrentes, como auxílio-moradia e suas atuais vedações para determinados membros da classe.
CONGRESSO PRESTIGIADO
À noite, o dirigente acompanhou a abertura do congresso, que contou com as participações dos associados Alexandre Saltz e Cláudio Barros Silva como palestrantes. O secretário-geral do MP gaúcho abordou o tema “MP e questões ambientais prementes”, enquanto Barros, que dividiu painel com a cientista política Maria Tereza Sadek, ministrou a palestra “MP: um olhar para o futuro”, que é, justamente o tema do congresso. Ambas as abordagens foram acompanhadas por grande e interessada plateia. O evento teve, ainda, como palestrante, a ministra do STF Carmen Lúcia. O associado Paulo Natalício Weschenfelder e o vice-presidente da CONAMP Victor Hugo Azevedo também participaram das atividades.
DEFESA DA CLASSE E DA INSTITUIÇÃO
Na solenidade de abertura, o presidente da Associação Cearense do MP, Plácido Rios, falou da importância da reflexão dos participantes do congresso acerca do Ministério Público, com a intenção de aprimorar as funções da instituição e sua utilidade à sociedade. A presidente da CONAMP, Norma Angélica Cavalcanti, conclamou a classe para construir internamente uma “unidade verdadeira” para o fortalecimento ministerial. “Nosso evento é uma oportunidade para refletirmos com espírito de congraçamento, união e solidariedade associativa em prol de um MP cada vez mais vibrante, motivado, diligente e atuante. Com certeza conseguiremos forças para afastarmos qualquer tentativa de calar e apequenar nossa instituição”, disse.
Ainda durante a abertura, o procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul e presidente do CNPG, Eduardo de Lima Veiga, também fez uma manifestação à classe. Fizeram também o uso da palavra o chefe do Ministério Público cearense, Alfredo Ricardo de Holanda Cavalcante Machado, e o governador do Estado, Camilo Santana.
Últimas notícias
Loading...