Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Encerrada, em Canela, a V Semana do MP da Rota da Serra

Terminou nesta quinta-feira (30), em Canela, a V Semana do Ministério Público da Rota da Serra. O evento foi aberto na véspera, com a palestra do promotor de Justiça criminal de Porto Alegre Mauro Rockenbach.
30/10/2014 Atualizada em 21/07/2023 10:59:11
Compartilhe:
1414778070.jpg


Terminou nesta quinta-feira (30), em Canela, a V Semana do Ministério Público da Rota da Serra. O evento, promovido por aquele núcleo da AMP/RS em parceria com o Campus Universitário da Região das Hortênsias, foi aberto na véspera, com palestra do promotor de Justiça criminal de Porto Alegre Mauro Rockenbach.



Na solenidade de inauguração da atividade, o presidente da AMP/RS,
Victor Hugo Azevedo, reforçou o significado das Semanas do Ministério
Público junto aos estabelecimentos de Ensino Superior, que há 30 anos
oportuniza a integração entre a Instituição e as comunidades.



vitao.jpg

O dirigente também destacou que a iniciativa permite aos acadêmicos de Direito, especialmente, conhecer melhor o Parquet, até para despertar neles o interesse na carreira. Além disso, observou, a Semana do Ministério Público tem grande relevância social, o que, nesta edição de Canela, se materializa muito claramente na programação, com assuntos do momento, como as operações Gabarito e Leite Compen$ado, a questão ambiental e o estatuto do torcedor.



PALESTRA INAUGURAL

Após ser apresentado pelo promotor de Justiça Daniel Ramos Gonçalves, coordenador do evento, o palestrante Mauro Rockenbach, que atua na Especializada Criminal da Capital, relatou por meio de slides, fotos, vídeos e áudios, como aconteceram as operações desenvolvidas pela Promotoria. A primeira delas encontrou diferentes tipos de fraudes e adulterações envolvendo a cadeia produtiva do leite e a Gabarito revelou fraudes em concursos públicos em diversos municípios do Estado. O promotor ainda descreveu as ferramentas legais e de inteligência utilizadas para as investigações e fez relatos sobre as experiências adquiridas em cada uma delas.



Ao final da primeira noite, Victor Hugo, Rockenbach e os promotores Alexandra Carniel Antônio, Daniel Ramos Gonçalves, Paulo
Eduardo de Almeida Vieira, Max Roberto Guazzelli, Carla Pereira Rego
Flores Soares e Natália Cagliari confraternizaram em um jantar no Restaurante Il Piacere, em Gramado.



No segundo e último dia do evento, o promotor José Francisco Seabra Mendes Júnior abriu a atividade ao falar para a plateia sobre o tema "O Estatuto do Torcedor e a expeciência da Promotoria do Torcedor". Na sequência, o secretário-geral do MP, Alexandre Saltz, ministrou a palestra "O Ministério Público na defesa do Meio Ambiente".



REUNIÃO DE NÚCLEO

rotas.jpgAntes da abertura do evento, Victor Hugo e o promotor Mauro Rockenbach participaram de uma reunião com colegas que atuam nas comarcas que integram aquele núcleo regional da AMP/RS. Durante o encontro, o dirigente fez uma atualização de alguns dos assuntos que mais vêm despertando as atenções da entidade no momento, como o Auxílio-Moradia, a PEC 63/2013, que institui a parcela indenizatória de valorização por tempo de serviço no Ministério Público e na magistratura; e o PL 221/2013, cujo mote é a diminuição da diferença remuneratória entre as entrâncias. O líder associativo também destacou o sucesso das Semanas do MP em parceria entre o núcleo da Rota da Serra e a UCS. Victor Hugo afirmou que a AMP/RS seguirá comprometida na realização anual do evento, que já está ém sua quinta edição.

Últimas notícias
/arquivos/CAPA
Loading...

Uma escola superior para o Ministério Público

29/11/2024
/arquivos/CAPA
Loading...

Núcleo de Inovação e Tecnologia realiza webinar sobre ameaças digitais: "Infiltração Online por Malware (Policeware)"

29/11/2024
/arquivos/WhatsApp Image 2024-11-27 at 17.53.06
Loading...

PRESERVANDO A MEMÓRIA: AMP/RS presta homenagem ao colega Florindo Pires Barcellos

28/11/2024
/arquivos/Design sem nome
Loading...

Grupo Literário debate o romance “Em agosto nos vemos”

28/11/2024