Tipo:
Notícias
Definidos os agraciados com a Comenda Dirceu Pinto 2014
Cinco personalidades serão agraciadas, neste ano, com a Comenda Dirceu
Pinto. A presidente da CONAMP, Norma Angélica Cavalcanti, o procurador
de Justiça aposentado Antônio Carlos Paiva Hornung, o promotor Vercilei Serena e os
deputados estadual Jorge Pozzobom (PSDB) e federal Ronaldo Nogueira
(PTB) foram escolhidos em reconhecimento ao seu envolvimento, dedicação,
identificação e trabalho em prol do Ministério Público, bem como das
causas defendidas pela Instituição.
Cinco personalidades serão agraciadas, neste ano, com a Comenda Dirceu Pinto. A presidente da CONAMP, Norma Angélica Cavalcanti, o procurador de Justiça aposentado Antônio Carlos Paiva Hornung, o promotor Vercilei Serena e os deputados estadual Jorge Pozzobom e federal Ronaldo Nogueira (foto) foram escolhidos em reconhecimento ao seu envolvimento, dedicação, identificação e trabalho em prol do Ministério Público, bem como das causas defendidas pela Instituição.
A baiana Norma Cavalcanti foi indicada por sua colaboração à Instituição e pelos relevantes serviços prestados na defesa dos interesses da classe. Antônio Carlos Hornung receberá a Comenda por sua permanente dedicação à vida associativa, seja como membro da diretoria-executiva, como diretor de Esportes, da Sede Campestre ou como assessor da diretoria, ao longo de toda a carreira e também na aposentadoria. Vercilei Serena representa o modelo de atuação ministerial, pela trajetória abnegada e pela vida dedicada ao exercício da atividade fim do Ministério Público. Já os parlamentares Ronaldo Nogueira e Jorge Pozzobom foram reconhecidos pelo apoio e luta no combate à aprovação da PEC 37/2011. A homenagem será entregue na noite de 6 de agosto, no Hotel Serra Azul, em Gramado, na abertura do XII Congresso Estadual do Ministério Público do Rio Grande do Sul.
A COMENDA
Instituída em 1996, a Comenda Dirceu Pinto tem o objetivo de reconhecer o trabalho de homens públicos, lideranças comunitárias e membros do Ministério Público que se destacaram em suas áreas de atuação na defesa dos interesses maiores da sociedade. Também são homenageados com a Comenda aqueles que, no exercício de suas funções, contribuíram para consolidação e fortalecimento do Ministério Público.
QUEM FOI
Dirceu Pinto ingressou no Ministério Público em 1971, foi vice-presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul e professor da Fundação Escola Superior. Notabilizou-se como o promotor que atuou no caso do sequestro da uruguaia Lilian Celiberti, seus dois filhos e do marido, Universindo Diaz por policiais do DOPS, no dia 17 de novembro de 1978, em Porto Alegre. Os quatro foram apanhados em uma ação conjunta das ditaduras do Brasil e do Uruguai destinada a prender opositores do regime militar, a chamada Operação Condor. Dirceu Pinto foi promovido a procurador em 1986. Faleceu em abril do ano seguinte.
Últimas notícias
Loading...
Loading...