Palavra do Presidente

O Ministério Público sairá vitorioso

Publicado em 23/04/2021

Estamos nos aproximando de um dos momentos mais importantes da vida institucional do Ministério Público: a escolha daquele que irá liderar a Procuradoria-Geral de Justiça pelos próximos dois anos. Desde que as quatro candidaturas foram homologadas, a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, ciente da sua importância neste processo eleitoral, tomou a iniciativa de apresentar os postulantes ao cargo em seu site institucional, bem como de questioná-los sobre os principais anseios da classe e de promover dois debates nos quais estarão em pauta as perguntas enviadas pelos associados.

Nosso principal objetivo é fazer com o que a democracia impere no dia 15 de maio, data em que será realizada a votação. Por isso, em audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, realizada no dia 8 de abril, entregamos um ofício no qual reforçamos a nossa posição para que, na nomeação feita a partir da lista tríplice, seja respeitada a escolha do candidato mais votado pelos colegas.

Ainda antes da abertura oficial das eleições, vínhamos nos debruçando e estudando diversas maneiras de fazer com que o período que antecede a votação fosse esclarecedor àqueles que, acima de tudo, almejam um Ministério Público forte para cumprir o seu papel junto à sociedade. Obtivemos um significativo retorno por parte dos associados, que se engajaram no envio de perguntas, na leitura dos materiais das candidaturas e no interesse em estar a par deste processo.

Muito nos orgulha acompanhar a postura cordial entre os candidatos, que demonstram real interesse no diálogo transparente e honesto com a AMP/RS e com os promotores e procuradores de Justiça.  Destacamos, também, o olhar cuidadoso com as pautas pertinentes aos membros jubilados e nossos pensionistas — importantes grupos integrantes de nossa entidade.

A Associação se sente extremamente feliz, não somente por viver este momento democrático tão importante para a Instituição, mas por constatar que as quatro candidaturas assumiram compromissos a partir das perguntas formuladas pelos membros da nossa Diretoria Executiva.

Tal fato só confirma o quanto nossa classe está pujante e como a Associação continua a ter uma relevante participação na transformação do Ministério Público. E nós, como representantes dos promotores e procuradores de Justiça gaúchos, reafirmamos o nosso compromisso de fomento ao debate e a nossa posição de que, independentemente de quem for o escolhido para a chefia da nossa Instituição, seguiremos lutando e somando esforços para cumprir com os nossos compromissos.