Notícias AMPRS

AMP/RS realiza primeiro debate entre os candidatos ao cargo de procurador-geral de Justiça

Publicado em 29-04-2021



Na manhã desta quinta-feira, 29 de abril, às 9h30, a AMP/RS promoveu o primeiro debate entre os candidatos ao cargo de procurador-geral de Justiça, realizado nos estúdios da Ópera Produtora e com transmissão ao vivo para os associados pela internet. O presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares, mediou o debate entre os concorrentes Alexandre Sikinowski Saltz, Marcelo Lemos Dornelles, Márcio Schlee Gomes e Sérgio Hiane Harris.

João Ricardo abriu o debate agradecendo a presença de todos e ressaltando a participação dos candidatos nas iniciativas propostas pela Associação no período eleitoral. “Com esta postura aberta ao diálogo respeitoso e democrático, quem ganha é a classe neste importante momento para nossa Instituição”, enfatizou.

O encontro foi dividido em quatro blocos. O primeiro bloco foi destinado às considerações iniciais dos candidatos, em ordem definida por sorteio. No segundo bloco, os candidatos responderam a quatro perguntas enviadas pela classe e sorteadas antes do início do debate. Cada um teve dois minutos para responder as seguintes questões:

1) Se a postura nas questões remuneratórias será de protagonismo e independência no tocante às demais carreiras jurídicas com autonomia administrativa, quais os instrumentos que serão empregados para impedir que esse protagonismo/independência não dê causa a retrocessos em futuro próximo por conta da individualização institucional no debate com os Poderes Executivo e Legislativo?

2) Qual seria a compreensão a respeito da criação de um espaço para apresentação de sugestões voltadas à valorização dos integrantes do MP, inclusive, no aspecto remuneratório, com possiblidade de ampliação do debate a todos os membros, com isso evitando discussões paralelas tão corrosivas à unidade institucional?

3) Quais as propostas para aprimorar a atuação institucional no apoio às vítimas de crimes?

4) Com a pandemia, os Centros de Apoio se mostraram eficientes canais de comunicação entre os colegas, a administração, a sociedade instituições de Estado, na busca de solução aos inúmeros e complexos problemas que apareceram, especialmente nas áreas de saúde e educação. Gostaria de saber do candidato qual o aprendizado extraído dessa demanda e como pretende utilizá-lo para aprimorar o trabalho dos Centros de Apoio no futuro.

No terceiro bloco, os preponentes fizeram perguntas entre si. O tema foi livre e cada candidato teve um minuto para a pergunta, dois minutos para a resposta e um minuto para a réplica. Seguindo ordem do sorteio, por fim, no quarto bloco, cada um teve três minutos para fazer as considerações finais.

O segundo debate promovido pela AMP/RS ocorrerá na próxima quinta-feira, 6 de maio, a partir das 17h30. A votação está marcada para o dia 15 de maio.

>> Confira a galeria de imagens do debate <<