Notícias AMPRS

Palestra aborda saúde e cuidados a uma vida saudável

Publicado em 21-12-2018



A sala do quarto andar da sede administrativa da AMP/RS ficou lotada de colegas interessados em obter informações e dicas para uma vida mais produtiva e saudável. A palestra ministrada na quinta-feira (20/12) à noite, pela cirurgiã plástica Beatriz Lassance, membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery, do American College off Lifestyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida, abordou vários aspectos do funcionamento metabólico humano e ajudou a entender como um estilo de vida saudável é capaz de modificar reações químicas e até o funcionamento do DNA.

Beatriz falou sobre o desencadeamento de doenças devido à má nutrição alimentar, ao sedentarismo, à hiperglicemia e ao estresse. “Todos esses fatores associados, ainda, ao álcool e ao cigarro, produzem o estresse oxidativo, ou seja, o aceleramento do envelhecimento das células. Por isso a importância de cuidados com a alimentação, a prática de atividades físicas e um bom sono”, orientou a cirurgiã.

Seguindo a linha da palestra, voltada para o bem viver, Beatriz convidou a psicóloga Vera Susana Lassance Moreira para interpretar algumas canções que estimulassem a leveza de espírito e o bom humor. Ao som de “O que é, o que é”, de Gonzaguinha, “Não deixe o samba morrer”, de Alcione, e outras mais, o grupo cantou e dançou, finalizando o encontro com a sensação de bem-estar e alegria generalizadas. A presidente da AMP/RS, Martha Beltrame, também participou do evento e resumiu: “Muitas vezes, deixamos o dia a dia consumir nossas energias e não atentamos para os pequenos detalhes que dão graça à vida: seja uma comidinha saudável, um exercício físico ou a companhia de um amigo. Cultivar hábitos como esses prolongam nossa existência e a tornam mais alegre”, disse.