Notícias AMPRS

Grupo Literário debate livro “Cisnes Selvagens”

Publicado em 27-05-2021



A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), por meio da Diretoria Cultural, promoveu, na noite desta quarta-feira, 26 de maio, mais uma edição do Grupo Literário. No evento, realizado por videoconferência, foi debatido o livro “Cisnes Selvagens — Três Filhas da China”, da escritora Jung Chang.

Indicado pelo procurador de Justiça jubilado Mário Cavalheiro Lisbôa, o livro aborda o surgimento do regime político comunista na China em meados do século XX por meio da visão de três gerações de mulheres. “A história é narrada pela neta, que conta as questões enfrentadas pela família na época”, destaca a diretora cultural, Angela Dal Pos.

Além disso, a obra expõe problemas relacionados ao machismo enfrentado pelas personagens. “No livro, é muito marcante a questão cultural daquele período. A geração da avó é criada para o casamento, ao passo que as oportunidades são ofertadas aos homens e mais dificuldades são impostas às mulheres”, enfatiza. “Também fica muito saliente na obra como a democracia é importante para evitar que um povo fique à mercê das vontades e caprichos de um ditador, no caso Mao Tse Tung, pois suas políticas e perseguições provocaram mortes em massa e a destruição da cultura chinesa e do patrimônio histórico”, diz a promotora de Justiça.

Em junho, o grupo irá debater a obra "Torto Arado", de Itamar Vieira Junior.